Shell e senha criptografada

From: Renato de Oliveira Diogo
Subject: Shell e senha criptografada
Date: Wed, 05 Oct 2005 19:54:23 -0000

Olah pessoal

essa agora eh complicada pra mim. Estou fazendo um script para
inclusao de usuarios no sistema. A estrutura que estou usando é esta,
e os valores sao lidos um pouco mais acima no codigo (nao colocado
aki, tipo read $USUARIO):

[...]
/usr/sbin/useradd -d /home/$DIRet -p $SENHA -s /bin/false $USUARIO
[...]

Porem lendo no man do useradd vi que a senha deve ser criptografada
pela funcao crypt... como faco isso funcionar? Ou seja, pegar a senha
q o usuario digitou, passar pela funcao e colocar no -p $SENHA?