Manipulação de arquivo

From: Leandro Valiengo
Subject: Manipulação de arquivo
Date: Tue, 8 Nov 2005 17:06:33 -0300 (ART)

Fala grupo,

tenho um arquivo deste tipo:

SANDRO OLIVEIRA GEIGE   26450159        S
SARAH DA SILVA                 36112643        N
SARAH MARIA MARTINS      38335160        N
SEBASTIAO ARCHANJO       33634414        S
SELMA MARIA GOMES        33634414        S
SERGIO DE SOUZA COSTA  33634414        N
SERGIO ELIAS FERREIRA    24511737        S
SERGIO LUIZ ALEXANDRE    25702636        N

Onde o primeiro campo é o nome do cliente, o segundo é o telefone do cliente e
o terceiro é um flag.

Esse arquivo foi gerado no unix, uma maquina solaris. Eu quero o seguinte.

1) Quero primeiro poder contar quantos telefones distintos eu tenho neste
arquivo.

2) Para o telefone 33634414 quero saber se tenho flag = S

Esse arquivo não é posicional, ele é linha a linha.

Grato,

Leandro Valiengo

Instale o discador agora!