Re: [shell-script] Script de backup

From: Rodrigo Monteiro
Subject: Re: [shell-script] Script de backup
Date: Thu, 10 Nov 2005 08:45:22 -0300

Olá Renato,

On 11/10/05, Renato de Oliveira Diogo <address@hidden> wrote:
> Olá pessoal
>
> estou criando um script de backup para minha máquina... e de primeira
> mao estarei usando o comando tar, guardando os arquivos que me interessa.
>
> Bom... minha dúvida é o seguinte: quais os parâmetros necessários que
> preciso colocar no tar para que ele guarde os arquivos com as
> permissões  e propriedades originais dos arquivos?
>
> Obrigado

(Apesar de ser OT...)
Bom, me corrijam se estiver errado, mas o tar já não faz o agrupamento
dos arquivos com  as devidas permissões?
Quanto aos parâmetros, os mais comuns para criação são:
- c (para criar um tar)
- x (para extrair um tar)
- j (usar compactação com o bzip2)
- z (usar compactação com gzip)
- v (modo verbose)
- f (usar o tar para um arquivo)

Ou seja,  para criar um arquivo (com o bzip2) use: tar -jcvf
arquivo.tar.bz2 arquivo_a_compactar01 02 03 [...]
E para descompactar este arquivo troque o "c" pelo "x"

[]s

--
"Free as in Freedom, not free as in free beer"
Rodrigo Monteiro