Alterar e excluir conteúdo de arquivo

From: Claudemir Franco
Subject: Alterar e excluir conteúdo de arquivo
Date: Mon, 21 Nov 2005 08:25:16 -0300 (ART)

 Bom dia Pessoal tudo bem?

  Seguinte existe a possibilidade de fazer alguma função em shellscript  para
alterar e excluir um determinado conteúdo do arquivo.   Exemplo: dentro do
arquivo named.conf quero excluir e alterar linhas  deste arquivo, estou
tentando fazer com sed mas não sei nem por onde  começar...hehehe

  zone aaa.bbb.com.br {
          type slave;
          file "db.aaabbb.com.br";
          masters { 192.168.0.1; } ;