Programar, um texto para aqueles que estão iniciando na area.

From: Jorge Pereira
Subject: Programar, um texto para aqueles que estão iniciando na area.
Date: Tue, 22 Nov 2005 08:55:13 -0300

Desculpem pelo texto, mais e interessante para aqueles que estão entrando na
area, e muitas vezes não tem $$ para fazer um curso,
e recorrem para livros/howtos/e-books/etc, texto muito legal.

Primeiramente, quero dizer às pessoas que estão querendo aprender a
programar que tenho alguns "macetes" para não desanimar, justamente por mim
ter desanimado algumas vezes no meio do aprendizado, daí criei esses métodos
para poder continuar e como vi que deu certo comigo, talvez deva possa dar
certo com outras pessoas também.

1. Tenha um objetivo. Você tendo um objetivo para aprender a programar fica
muito mais fácil, anote em algum lugar numa folha ou até mesmo num arquivo
de texto seu objetivo e quando estiver desanimado, leia. Ou até mesmo algo
que você viu, alguém programando, etc. Não aprenda a programar por motivos
bobos, como esse por exemplo: "Tenho que programar para ser "hacker"...",
por que um hacker não é o que a mídia diz ser, por isso procure saber o que
é realmente um hacker.

2. Não se assuste. Quando você vê algo novo na linguagem que você está
programando, sempre pense: isso é fácil... por que nem tudo é tão difícil
quanto se aparenta ser.

3. Sempre veja exemplos de pessoas que já programam, você pode aprender com
os exemplos e até evoluir os exemplos, essa é uma razão pra mim usar sistema
open source.

4. Sem um professor, você mesmo determina o seu tempo de aprendizado para
cada capítulo. Nunca avance sem ter aprendido o capítulo anterior. Caso você
não esteja conseguindo aprender um capítulo, tente outra em outra hora que
sua mente esteja mais descansada. Não se apresse, por que você será um
eterno aprendiz.

5. Use sempre comentários em seus programas, isso te ajudará a fixar a
função dos comandos.

6. Tenha uma boa lógica e um bom raciocínio. Tendo uma boa lógica e um bom
raciocínio, você terá mais facilidade a aprender a programar. Programação
não é baseada em só decorar os comandos como alguns pensam e me disseram, é
preciso muito mais do que decorar os comandos, por isso ter uma boa lógica é
fundamental. Uma boa coisa para evoluir a lógica é o raciocínio é a
matemática.

7. Tire suas dúvidas com pessoas que já programam, se você não conhecer
ninguém, na internet mesmo você pode encontrar.

8. Se você resolver estudar lógica de programação, no começo você certamente
vai achar bobeira, pois não pare de estudar, no futuro isso vai fazer muito
sentido.

9. Não evolua maus hábitos. Para não evoluir maus hábitos, é muito
importante ver como uma pessoa que programa há muito tempo se comporta. Mas
cuidado ao seguir os exemplos, dependendo do nível da pessoa que o
programou.

10. Bem, essa última dica é pessoal, não sei se vai funcionar com vocês,
essa dica foi uma pessoa da internet que me deu e funcionou comigo. Beba
café quando estiver programando, ouça uma variedade de músicas calmas, mas
quando estiver cansado (não desanimado), beba refrigerante e tome sorvete
bem gelado, isso esfria a cabeça.

E isso ae,
força e determinação!
--