RES: [shell-script] Duvida sobre comandos

From: Julio Cezar Neves - DATAPREVRJ
Subject: RES: [shell-script] Duvida sobre comandos
Date: Fri, 16 Dec 2005 16:03:29 -0200

Fala Dexter,
esqueça tudo que ele fez. O teu amigo provavelmente é um auto didata que
aprendeu meia dúza de cmds e se vira com isso. Infelizmente a maioria dos
admins do Brasil procedem assim. Acham que shell é besteira e ponto final.

O que vc quer saber é o seguinte:
head -$i - Pega os $i primeiros registros de um arquivo;
tail -1 - Pega o último registro.

Como o $i está crescendo de um em um até $num (que que o teu amigo
provavelmente pegou com um wc -l) o que este fragmento de script está
fazendo é ler o arquivo. Vou te mostrar como isso poderia ficar melhor:

while read cpo1 cpo2 cpo3 cpo4 cpo5 cpo6 cpo7 cpo8 cpo9 cpo10
do
    echo $cpo1 $cpo2 $cpo3 $cpo4 $cpo5 $cpo6 $cpo7 $cpo8 $cpo9 $cpo10
done < arquivo1.txt

Me desculpe se me empolguei. :(

[ ]s,
Julio Cezar Neves