Re: Duvida sobre comandos

From: coquetelmolotov752
Subject: Re: Duvida sobre comandos
Date: Fri, 16 Dec 2005 19:28:24 -0000

Obrigado a todos os que responderam.

Eu imaginava que esse head e tail fossem inuteis mesmo. Na verdade
acho que foi intencional, pra eu quebrar minha cabeça. Creiam, ele tem
dessas coisas... O %8 foi um erro de conversao eu acho. Na verdade é
$8 o correto. Nao queria desconsiderar a 8a. coluna.
Na verdade eu tinha um texto em colunas, mas que por algum erro, tinha
algumas linhas repetidas no final de cada linha. Entao devia
desconsiderar eleas, ou seja, pegar ate a 10 coluna apenas. Esse era o
problema.
Existe algum comando ou conjunto deles pra fazer isso de maneira mais
inteligente? O sed ja mencionado, podia fazer isso melhor?

Valeu pelas dicas mesmo.
Dexter

--- Em address@hidden, "Emerson Domingues Souto"
<emerson.souto@i...> escreveu
> Olá,
>
> o comando HEAD mostra as 'n' primeiras linhas do arquivo
> o comando TAIL mostra as 'n' ultimas linhas do arquivo
>
> Exemplo
> $ car arq.txt
> linha1
> linha2
> linha3
> linha4
>
> $ head -3 arq.txt | tail -1  # o head vai filtrar as 3 primeiras
linhas, desse resultado o tail pega a ultima delas
> linha3
>
> No teu caso o head e tail estão mostrando linha a linha, um comando
equivalente e mais rápido seria o sed
> Ex:
>
> sed -n "$i"p arquivo1.txt
>
> Espero ter ajudado,
> Emerson

programação, como perl, C etc. Quem insistir em não seguir esta regra
será moderado sem prévio aviso.
http://www.listas-discussao.cjb.net