To certo ou To errado !!!

From: Franklin Anderson de Oliveira Souza
Subject: To certo ou To errado !!!
Date: Sat, 17 Dec 2005 21:54:34 +0000

Ae turma,  tava brincando aqui com  shell script (dia chuvoso e sem
grana pra sair)
e observei um comportamento que  nao me parece muito corrente !!

Pelo que sei todos as variaveis declaradas dentro de uma funcao sao
apenas locais, nao assumindo propriedades de uma variavel global,
segue o exemplo:
================
#!/bin/bash

function maneiro
{
        echo $var
}

function index
{
        var="Que sinistro"
        maneiro
}

Se me lembro bem,    o argumento da variavel  $var nao deveria se
passado a funcao "maneira", pois ela deveria existir somente dentro da
funcao "index"

Tirem essa duvida minha por favor turma !!!