Soma de valores em um arquivo

From: Leandro Valiengo
Subject: Soma de valores em um arquivo
Date: Mon, 2 Jan 2006 15:22:34 -0300 (ART)

Boa tarde grupo,

  estou fazendo um shell script e estou querendo fazer o seguinte teste.

  Tenho 3 arquivos que faço um cat entre os tres e gero um quarto, tipo:

  cat $ARQ_1 $ARQ_2 $ARQ_3 > $ARQ_4

  Eu quero fazer um teste de tamanho:

  ARQ_1 = 10 linhas
  ARQ_2 = 5 linhas
  ARQ_3 = 1 linha
  ARQ_4 = 16 linhas

  Como eu faço para saber se a quantidade de linhas dos 3 arquivos é igual a
quantidade de linhas do quarto arquivo?
  Pois se for, o meu script segue, senao aborta.

  Att,

  Valiengo