Doa-se um programa: txt2regex

From: Aurelio Marinho Jargas
Subject: Doa-se um programa: txt2regex
Date: Mon, 30 Jan 2006 11:21:49 -0200

oi pessoal,

é com um sentimento estranho, misto de saudosismo, alívio e perda, que escrevo essa mensagem.

estou em um processo desnerdização e após várias outras mudanças e desapegos, agora chegou a hora de tocar no ponto mais sensível: os filhos. adiei esse momento o quanto pude, mas é melhor passar o bacuri adiante do que vê-lo morrendo de fome, não?

estou passando o bastão do txt2regex adiante, para um novo mantenedor interessado. venho à lista procurar um programador que não tenha medo de desafios cabeludos ;)

é uma doação integral: código do programa, site, usuários, glamour, mulheres :) vou passar adiante o status de "dono". quem o assumir, terá autonomia total sobre o programa e seus subprodutos.

        site: http://txt2regex.sf.net

primeiro, um rápido histórico:

nascido em 2 de novembro de 2000, é um assistente (wizard) para a criação de expressões regulares de maneira fácil e rápida. o usuário apenas escolhe alternativas e a expressão vai sendo feita.

nesses 5 anos de vida ele foi incluso em várias distros de linux/UNIX, foi traduzido para 9 idiomas, foi tema de matérias em sites e revistas impressas (japão, frança, alemanha, brasil) e é mencionado no tópico Regular Expressions da wikipedia (o que rende vários hits no site). atualmente ele conhece as expressões regulares de 23 programas distintos.

sobre o código:

- o programa é inteiramente escrito em bash (sem nenhum sed, cut, awk, etc) e faz uso intensivo de arrays, eval e substituição de variávies (tipo ${var%%foo}).

- para utilizar cores e fazer o posicionamento do cursor ao desenhar a tela, ele usa caracteres de controle.

- o código é alinhado (idented), embora existam alguns oneliners cabeludos aqui e acolá.

- o código é comentado, ajudando a entender algumas mágicas.

- por ser um programa interativo com várias telas, lidar com expressões regulares (escape hell) e funcionar como uma máquina de estados, alterar seu código é no mínimo... ...emocionante :)

enfim, definitivamente não é para iniciantes.

requisitos para ser o novo dono:

- achar expressões regulares divertidas
- mastigar bash com sucrilhos no café da manhã
- saber que cor é \e[32;1m
- gostar de software livre e querer contribuir com a comunidade

experiência prévia com lançamento e manutenção de software livre é recomendada, porém não é obrigatória. é fácil de aprender.

interessou? então me responda este e-mail. não responda para a lista. não há pressa.

IMPORTANTE: invista um tempo nessa resposta. primeiro analise BEM o código, use o programa e tenha certeza que você vai gostar de mantê-lo. depois me escreva dizendo quais são seus planos para o programa e porque devo escolher você e não os 83.674.389.430 outros candidatos :)

falou!

--
Aurélio Marinho Jargas - Curitiba
http://aurelio.net