Re: [shell-script] alguem explica esta

From: Bruno Gola
Subject: Re: [shell-script] alguem explica esta
Date: Mon, 6 Feb 2006 16:57:17 -0200

Julio, certo, mas o meu ponto é o seguinte, se eu fizer isso:

$ oi ; ls

ele vai dar o mesmo erro que deu em:

$ $TESTE
ou seja, oi não é um comando valido.

Agora, se eu tentar:

echo oi ; ls

ele vai fazer:

oi
LISTAR OS ARQUIVOS

Aonde eu quero chegar é:

Você atribui uma variavel (TESTE='oi ; ls'), depois se você tenta executar o
conteudo dessa variavel (seja com eval antes ou não) ele vai executar como
se fosse

$ oi ; ls    (sem as aspas ou os pics)

Agora, se você faz

$ echo $TESTE

ele funciona como se estivesse alguma aspas ou pics protegendo o conteúdo de
$TESTE, ou seja, imprime oi ; ls. Isso que eu não consigo entender. Eu
achava que

$ eval $TESTE

Resultaria em:

oi ; ls não é um comando válido.

Como em:

$ 'oi ; ls'

Para mim, ou ele deveria imprimir oi e lista o conteúdo do diretorio (echo
oi ; ls) e quando fizessemos eval $TESTE ele deveria reclamar que não existe
o comando "oi" e listar o conteudo do diretorio (que é o que acontece). OU
ele deveria imrpimir oi ; ls (o que acontece normalmente) e quando
fizessemos eval $TESTE ele reclamasse dizendo que oi ; ls não é um comando
válido.

Acho que ficou meio confuso :S se você não entender  eu tento explicar
melhor hehe.

Até !

--
Bruno Fialho Marques Gola <address@hidden>