Re: [shell-script] Enviar mensagens "pop-up"

From: Gentil de Bortoli Júnior
Subject: Re: [shell-script] Enviar mensagens "pop-up"
Date: Tue, 7 Feb 2006 16:05:28 -0200

On 2/7/06, chmod000 <address@hidden> wrote:
> Oi pessoal, escrevi um script para monitorar a conexão de algumas máquinas
> da minha rede. Além de enviar um e-mail para o administrador e executar um
> arquivo de som, gostaria que ele enviasse mensagens pop-up para alguns hosts
> específicos.
>
> Sei que usando o samba é possível enviar esse tipo de mensagens para
> máquinas rodando windows através do smbclient, mas como faço para enviar
> estas mensagens para clientes Linux sem uma rede samba configurada?

Olá. Não testei, mas, _teoricamente_, primeiro é preciso que o X das
máquinas "alvo"
estejam permitindo a conexão. Depois, o usuário que rodará o script
deverá ter permissão de conexão no X do cliente "alvo" também. Tendo
permissão, é necessário
definir a variável DISPLAY, para informar onde a aplicação será
aberta. Feito isso,
você poderia executar uma aplicação X qualquer, por exemplo, um xterm.

Creio que os comandos "write" ou "wall" não resolvem nesse caso pois é
necessário
que o cliente esteja com um terminal aberto.

Pode ser que exista uma forma mais simples. Mas desconheço.

[]
--
Gentil de Bortoli Júnior
Chave GPG: http://gentil.bortoli.com.br/gpg