Re: [shell-script] Consulta em Banco de dados MySQL

From: Tiago Barcellos Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] Consulta em Banco de dados MySQL
Date: Wed, 8 Feb 2006 21:15:12 -0200

Ola

Sim é normal, pois o mysql terminou sem problema algum... ele
retornaria algo diferente de zero se, por acaso, ocorrece algum erro
durante a execução, vc teria que ler a documentação do Banco de Dados
pra saber mais a respeito.

Verifique se vc tem algum parametro do tipo 'exit X', que vc possa
abortar o mysql informando um codigo de erro X, que vc posteriormente
poderia pegar com o $? - eu sei que o Oracle possui.

Ou então mude a forma como vc consulta e procure no resultado (seja
jogando pra uma variavel ou faça um grep no resultado) para descobrir
melhor o que aconteceu.

Na Oracle Magazine de janeiro/fevereiro de 2006 tem um artigo que
mostra algo desse tipo

#!/bin/bash
sqlplus -s / <<  EOF
COLUMN obj_count
NEW_VALUE obj_count
SELECT COUNT(*) obj_count
FROM user_objects;
EXIT object_count
EOF

let "objcount =$?"
echo The user owns $objcount objects.

Ok... a lista não é de SQL nem de Oracle (e nem testei este script,
não tenho acesso a banco oracle...) mas foi uma maneira interessante
de pegar um resultado, mas como o codigo de 'exit' vai até 256 se não
me engano, temos que usar com cuidado esse tipo de coisa.

Enfim, tente contornar de alguma forma, acho que um GREP no resultado
do seu select ta de bom tamanho.

Abraços

Tiago