Re: [shell-script] acesso a micros

From: MrBiTs
Subject: Re: [shell-script] acesso a micros
Date: Sat, 18 Feb 2006 09:06:13 -0300

> Esse teu sistema de Script pareceu bem interessante, mas mas fiquei meio
> confuso com a thread muito grande.
> Seria possível você mostrar o resultado de tanto esforço, com um mínimo
> de explicação. (eu acho que isso não seria OT :) )

Não... não é off topic, definitivamente. Mas claro que ele tem todo o
direito de não compartilhar o código dele. Até onde ví, ele não gosta
muito de mostrar código já que na descrição do problema dele não há
sequer uma linha. Mas isso tudo é bastante simples. Digamos que você
queira monitorar disco, utilização de memória, data das maquinas e
usuários conectados.

#!/bin/bash

echo "Status da Máquina $(hostname)"
echo
echo "1 - Utilização de Disco"
echo "======================="
df -h
echo
echo "2 - Utilização de Memória"
echo "========================="
free -m
echo
echo "3 - Data do Sistema"
echo "==================="
date
echo
echo "4 - Usuários Conectados"
echo "======================="
echo

Como você viu, zero de segredo. Quatro comandos populares, comuns e de
facílima utilização. Qualquer um que tenha se preocupado em aprender um
MÍNIMO de comandos Unix conhece isso. Você já leu a man page de todos os
comandos sob /bin, /sbin, /usr/bin e /usr/sbin ? Eu já :)

A segunda parte é mais bonita. Você cria um par de chaves
publica/privada. Isso foi discutido na lista já. Replica o script e a
chave pública para tantos quantos forem os seus equipamentos que você
deseja monitorar e faz:

for MAQ in mq1 mq2 mq3 ; do
ssh usuario@"$MAQ" "/usr/local/bin/script.sh"
done

e pronto. Esse laço simples vai executar o script.sh localizado em
/usr/local/bin em todas as máquinas, devolvendo o resultado para STDOUT.
Você pode executá-lo no crontab redirecionando-o para um arquivo de log
e enviando esse arquivo por e-mail para você.