Re: [shell-script] Altera um ip em um arquivo utilizando script?

From: Tiago Barcellos Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] Altera um ip em um arquivo utilizando script?
Date: Thu, 20 Apr 2006 10:50:03 -0300

existem muitas formas, por exemplo

sed '/expressão regular/ s/o que vc quer alterar/alteração que vc
quer/g' arquivo > arquivo_novo

Se vc tem uma linha assim:
a;00:00:00:00:00:00;10.1.1.2;Bruno

e gostaria de alterar para
a;00:00:00:00:00:00;10.1.1.2;Alfredo

Podes fazer assim
sed '/10.1.1.2/ s/Bruno/Alfredo/g' arquivo

Só precisas colocar uma expressão regular para pegar qualquer IP.

Entretanto não sei como vc quer alterar as linhas que contenham tal
IP. Uma forma é assim, se vc quer alterações mais profundas deve
estudar que ferramenta vc quer usar. Pode ser SED, AWK, ou alguma
combinação de cut, grep, echo, paste,...

Veja um exemplo com AWK
awk -F';' '/10.1.1.2/{$4="Alfredo" ; print $0}' arquivo
a 00:00:00:00:00:00 10.1.1.2 Alfredo

$ awk -F';' '/10.1.1.2/{$4="Alfredo" ; print $0}' arquivo | tr ' ' ';'

--
Tiago B Peczenyj
Linux User #405772

# cd /pub