ler um arquivo

From: Ana Paula Pedroso
Subject: ler um arquivo
Date: Tue, 09 May 2006 11:11:27 -0300

Ola lista,

estou comecando com shell script agora e ainda to perdida, sera que alguem pode me ajudar?

tenho um arquivo de duas colunas , p.ex:
nome1 num1
nome2 num2
nome3 num3

e quero ler este arquivo linha por linha e a cada iteracao colocar nomex em uma variavel e numx em outra variavel, mais ou menos assim

Enquanto o arquivo nao chega ao fim{
variavel1=nomex
variavel2=numx
faço um monte de coisa
}

Eu sei que tem uma forma facil de fazer isto em script shell, mas num sei por onde comecar, se alguem puder me ajudar agradeço muito.

Ana Paula