Re: [shell-script] Executar o próximo passo apenas se o anterior for bem

From: Tiago Barcellos Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] Executar o próximo passo apenas se o anterior for bem sucedido
Date: Thu, 8 Jun 2006 14:59:28 -0300

cara, via de regra depende de o 'passo anterior' dá algum tipo de
sinal se foi bem sucedido ou não. algumas aplicações básicas retornam
um valor diferente de 0 quando executam 100% ENC (energia na carcaça),
mas a aplicação pode rodar normalmente e mesmo assim não ser bem
sucedido do seu ponto de vista.

Ja vimos casos aqui na lista que tentava-se ler o $? de um insert em
um banco de dados via mysql e parece q nesses casos p $? é 0 mesmo que
o insert dê algum problema - se não me engano - pois o programa
termina com sucesso. Se vc PODE ler o $? vc pode fazer assim

comando_que_vc_quer_testar

if [ $? -eq 0 ]; then
  #executa se foi ok
else
  #executa se não foi ok
fi

uma forma mais rapida de fazer é usando os operadores && e ||

comando_que_vc_quer_testar && echo ok || echo nok

no caso se vc quer rodar 2 comandos e o segundo só se o primeiro foi
bem sucedido pode fazer assim

comando1 && comando2

ex:

mkdir meu_dir && cd meu_dir || echo " Erro na criação do diretorio 'meu_dir' ! "

Abraços
2006/6/8, Alfredo Casanova <address@hidden>:
Olá
Como faço pra um script só executar o "próximo passo" dele se o anterior
tiver sido bem sucedido?
Sei que tem o $?
mas vou ter q fazer um "if" pra cada comando?

--
[]'s
Alfredo Casanova

aviso.