Re: [shell-script] Como tratar parâmetros de uma função?

From: Rudson Ribeiro Alves
Subject: Re: [shell-script] Como tratar parâmetros de uma função?
Date: Wed, 28 Jun 2006 15:37:28 +0000

Murilo isto está mito confuso. Mas vamos lá

Suponha que o scriptA.sh receba os parâmetros par1 e par2, o que é feito
pela chamada

scriptA par1 par2

Em scriptA você deseja passar o parâmetro par1 para a função func1, par2
para a função func2, par1 e par2 para func12 e todos os parâmetros para
a função funcALL em scriptFuncoes.sh. Isto pode ser feito como segue:

#!/bin/bash
# ScriptA
#
# Carrega as funções em scriptFuncoes.sh
. scriptFuncoes.sh

# Verifica número de parâmetros
if [ $# -lt 2 ]; then
    echo "Entre com dois ou mais parâmetros"
    exit
fi

func1 $1
func2 $2
func12 $1 $2
funcALL $@
# Fim do scriptFuncoes.sh

Para testar utilize a scriptFuncoes.sh abaixo:

#!/bin/bash
# scriptFuncoes
func1 ()
{
    echo "Função func1"
    echo "Parâmetro passado: $1"
}

func2 ()
{
    echo "Função func2"
    echo "Parâmetro passado: $1"
}

func12 ()
{
    echo "Função func12"
    echo "Parâmetros passados: $1 $2"
}

funcALL()
{
    echo "Função funcALL"
    echo "Todos os parâmetros: $@"
}
# Fim do scriptFuncoes.sh

Espero que tenha ajudado.

Até
Alves

> Olá pessoal,
>
> estou enfrentando um probleminha de parâmetros :)
>
> Vejam o meu scriptA.sh:
>
> $ cat scriptA.sh
> #!/bin/bash
> . scriptFuncoes.sh
> varA=$1
> funcaoContidaNumOutroScript varA
>
> Agora vejam o meu scriptFuncoes.sh:
>
> $ cat scriptFuncoes.sh
> #!/bin/bash
> function funcaoContidaNumOutroScript() {
>    # -> como faço para que esta função entenda parâmetros???
>    # -> como trato esses parâmetros? $1, $2, $3, ..., $n???
> [...]

Registre seu aparelho agora!
http://br.mobile.yahoo.com/mailalertas/