Re: [shell-script] FTP retorno

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] FTP retorno
Date: Wed, 20 Dec 2006 12:56:41 -0200

Em 20/12/06, Jackson William do Nascimento da Silva <
address@hidden> escreveu:

Bom dia a todos,

--- Bom dia Jackson.

Sou novato com Shell, comprei um livro do Julio Cezar só que como foi pela
internet ainda não chegou e por isto estou recorrendo a vocês.
--- Te agradeço pela força, vc vai me ajudar a comprar meu iate de 50 pés.
:)

Preciso de um script que faça FTP, só que preciso do retorno do mesmo, para
saber se deu problema ou não, será que alguém pode me ajudar nesta questão,
por favor.

read -p "Nome ou IP da máquina remota: " Maq
read -p "Login ($LOGNAME): " LName; LName=${LName:-$LOGNAME}
read -sp "Senha: " Sen
ftp -ivn $Maq >> /tmp/$$ 2>&1 << fim
user $LName $Sen

.... Outros cmds do ftp

fim

Neste ponto vc terá no arquivo /tmp/$$ todo o log da transmissão. Existe um
código que representa sucesso (se não me engano é o 226. Mas basta vc
testar). Então o que se deve fazer é testar se este código ocorreu.

grep ^226 /tmp/$$ && echo OK

Podem também, me apontarem algumas bibliografias em que posso estar
estudando? Alguns complementos para a linguagem ficar mais rica, como já vi
o SED, AWK teria mais algum?

sed vc encontrará em www.aurelio.net ou www.thobias.org

awk tem um apêndice no meu livro que dá para o gasto. Estamos esperando
ansiosamente :) que o Tiago Barcellos Peczenyj, daqui da lista, resolva
escrever algo sobre o tema.

Abraços a todos

Jackson William

--