Codificação dos nomes de Arquivos

From: Alain M.
Subject: Codificação dos nomes de Arquivos
Date: Thu, 21 Dec 2006 15:30:01 -0200

Tenho um script para montar compartilhamentos Samba ou Windows.

O problema é que em algumas máquinas Linux os nomes dos arquivos estão em ISO-8859-1 e em outras em UTF-8, e vai demorar um pouco até atualizar todas...

Como que eu descrubro qual a codificação da máquina atual? Preciso dessa informação para que o script funcione sempre :)

Grato,
Alain