Netcat bidirecional.

From: Fernando Lemes da Silva
Subject: Netcat bidirecional.
Date: Wed, 10 Jan 2007 18:33:54 -0200

   Colegas,

   Resolvi brincar com o netcat e refazer um script capengo antigo (funciona,
mas tem muito remendo envolvendo php, apache, mysql, ..).

   Legal, colocando a mão na massa eu verifiquei o que eu precisava e como o
netcat funciona. Eu preciso que um client envie algumas linhas e depois uma
linha com um comando (ex. QUIT) que será interpretado pelo server que deve
retornar uma mensagem em uma linha (ex. OK, ou ERROR).

   Então eu fiz:

cat server.pipe |
nc -l 12345 |
while read linha; do
   echo $linha
   [ "$linha" = "QUIT" ] && echo "BYE" > server.pipe
done

   As coisas funcionam bem desde que o cliente termine o procedimento, mas se
a conexão cai inexperadamente o nc morre, o while vai por tabela e fica o cat
esperando que alguem mande algo para o FIFO para finalmente ele continuar o
script. Tentei usar o vetor PIPESTATUS para tentar fazer alguma detecção de
fim do processo, mas ainda não consegui nenhum resultado.

   Alguem teria alguma ideia de como resolver isto? Ou algum exemplo de como
usar o netcat de maneira bidirecional em um script?

   Abraços,

--
   0010111100101010010100110100100101000111
       Fernando LEMES da Silva