Re: [shell-script] Shell para Automatizar programas

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Shell para Automatizar programas
Date: Thu, 15 Feb 2007 10:15:00 -0200

Fala Rodrigo,
qdo vc coloca cmds entre parênteses, eles são executados em um shell filho,
que fica abaixo do shell onde roda programa. Como não dá para mandar o valor
de uma variável para cima, programa (ou o subshell definido pelos
parênteses) não consegue resolver este valor. Me parece que vc tem 3 níveis
de shell:

- Shell pai - aquele que disparou esta linha de cmds
- Shell filho 1 - aquele criado pelos parenteses
- Shell filho 2 - o shell onde roda programa.

Se a variável estiver no shell pai basta exportá-la. Caso contrário faça:

Programa << Fim
$Dia
Fim

Isso está bastante esmiuçado em www.julioneves.com