Usuário Iniciante

From: Emiliano Chemello
Subject: Usuário Iniciante
Date: Sat, 31 Mar 2007 21:25:37 -0000

Olá Pessoal,

Sou um iniciante em shell script, mas vi nele um grande facilitador.
Faço mestrado em materiais, mais especificamente em simulação
computacional. Arquivos de entrada e saída são uma rotina. Em
virtude disto, gostaria de aprender a automatizar algumas tarefas.

Meu problema é o seguinte. Em um arquivo de saída, após selecionar
com o grep através de uma palavra chave, tenho o seguinte:

             2               1305.220000          Buckingham A
             4            9000000.000000          Buckingham A
             2               3472.147671          Buckingham A
             4          269860417.089663          Buckingham A

Eu preciso associar o número que está na terceira linha a uma
variável e o que está na quarta a outra variável. Como fazer isto
usando o cut? Existe outro comando mais fácil que o cut? Com o cut
eu tenho que especificar os espaços entre os campos, porém, estes
são variáveis, pois estes números ai podem variar muito de tamanho.

Alguém pode me ajudar?

Desde já agradeço!

Emiliano