AWK com ShellScript

From: Michel I. Moreira
Subject: AWK com ShellScript
Date: Mon, 07 May 2007 13:13:04 -0300

Boa tarde,

Estou estudando AWK e Shell na faculdade, o processo pediu para desenvolvermos um script que use AWK com alguns recursos de shell para analisar log.

O Script teria que ler o arquivo de log e pegar outros arquivos contendo erro, avisos e etc e no final mostrar a quantidade de erros encontrados.

Para deixar mais claro seria algo do tipo. Teria os seguintes arquivos

server.log
erros.msg
avisos.msg

Eu executo

# ./analisa.sh server.log erros.msg avisos.msg

Resultado  seria algo assim.

Erro XXXX na Linha XXX
Aviso YYYY na linha YYYY
Erro WWWW na linha XXX
Erro KKKK na linha YYYY

Total de Erro : 3
Total de Aviso: 1

Ja tentei de varia maneiras mas não consegui chegar a nenhum resultado. Como sou novo nessas linguagens não estou conseguindo trabalhar com arquivos. Consegui fazer com os erro dentro do script, mas não é forma que o professor que.

Já pesquisei em vários e-books sobre o assunto mas não encontrei nada.

Alguem pode ajudar????

Desde ja o meu muito Obrigado

Michel