Inserir um texto ante da linha N

From: trans548
Subject: Inserir um texto ante da linha N
Date: Sat, 19 May 2007 23:32:05 -0000

Ola, pessoal

Estou tentando fazer um script que insira um texto - uma ou mais
linha- antes da palavra padrao em um arquivo txt.

Direto no console eu faço assim: sed -i '/padrao>/{h;s/.*/Texto
adicionado/;p;x;}' arquivo.txt

Funciona, porem quando tento montar um script para automatizar nao dá
certo, acredito que seja devido ao fato de que no final de todas as
palavras padrao ter o sinal de maior  '>'.

Entao eu preciso de uma variavel faça uma busque no arquivo.txt a
palavra padrao, e outra variavel que pegue o texto que vou digitar e
insira-o antes da palavara padrao>

tipo:

#! /bin/bash

p=$1  #palavra a procurar
t=$2  # texto a inserir no arquivo.txt

l= grep $p

sed -i '/$l/{h;s/.*/$t/;p;x;}' arquivo.txt

Desde ja agradeço a juda.