Re: [shell-script] Script para verificar processo (novato)

From: José Carlos Colzani
Subject: Re: [shell-script] Script para verificar processo (novato)
Date: Sat, 23 Jun 2007 08:19:40 -0300

Olá pessoal...

Eu tenho um script aqui que uso e chamo de monitoramento de serviços...

Basicamente o que ele faz é usar o pidof no processo, se ele não detectar o
pid manda um e-mail me avisando.

########################
# Checando Squid...     #
#########################
if pidof squid 1> /dev/null; then
       echo "Servidor Squid do servidor Funcionando...."
else
       echo "Servidor Squid do opala Parado !!!!"
       echo "O Servidor Squid parou as : `date +%R` do dia `date +%d` do mes
de `date +%B`" | mail -s "Servidor Squid parado" root@localhost
fi

Tenho assim para vários serviços, e tem me servido bem.

Abraços...

Em 21/06/07, Julio C. Neves <address@hidden> escreveu:

>   Fala Viktor,
> o corpo principal do seu programa, eu trocaria por:
>
> #Imprime a data da tela
> /bin/date
> for Tudo in "squid squid" "syslogd syslog" "pppoe adsl-init" "mysqld
> mysql"
> "named named" "httpd httpd" "crond crond"
> do
> read servico sdaemon <<< "$tudo"
> verifica || echo "Não foi possível recuperar serviço $servico"
> done
>
> E a rotina verifica, eu faria da seguinte forma:
>
> function verifica () {
> [...]

José Carlos Colzani - Brusque SC
E-mail - linoxman em gmail com br
GNU/Linux - 2.6.13.4 / Slackware 10.1