Atribuir colunas de arquivo texto a variáveis

From: Cristiano Ferrari
Subject: Atribuir colunas de arquivo texto a variáveis
Date: Sat, 23 Jun 2007 11:27:18 -0000

Bom dia lista!

Possuo um arquivo texto com várias linhas, tabulado em várias colunas.

Gostaria de executar um "for" para cada linha deste arquivo e dentro
dele, atribuir  valor de cada coluna a uma variável diferente.

Pensei em algo assim:

for LINHA in `cat arquivo.txt` ; do

COLUNA1=`cut -f1 $LINHA`
COLUNA2=`cut -f2 $LINHA`
COLUNAN=`cut -fn $LINHA`

done

Será que existe maneira mais objetiva, eficiente ou elegante de se
fazer isso ou meu raciocínio está correto.

Outro ponto.

Se eu precisar complicar um pouco mais as coisas, e executar o "for"
apenas para as linhas em que a terceira coluna (que não é a última),
por exemplo, case com um determinado valor. Neste caso, já quebrei o
um pouco o coco e não consegui pensar em uma solução criativa. Alguém
pode sugerir algo?

Abraço e bom fim de semana a todos.

Cristiano