Conversão Maiúscula Caracteres Acentuados Não Regular

From: Klaus Engelmann
Subject: Conversão Maiúscula Caracteres Acentuados Não Regular
Date: Tue, 26 Jun 2007 15:33:19 -0300

Prezados Colegas:

Estou fazendo conversão de dados para migrar um banco de dados e preciso
converter os dados de descrição de cada equipamento tudo em maiúsculas.
Abaixo coloco os scripts que estava utilizando. Acontece que tudo funciona
exceto para alguns carateres acentuados como ô ç í etc.
Tentei procurar por um padrão de erro mas não encontrei. Também já fiz
conversão de UTF-8 para ISO-8851-1 e vice-versa, mas o problema não é esse..

################################
# Primeiro programa para conversao
################################

#!/bin/bash
#
# Script que recebe minuscula e converte para maiuscula

converte='tr [:lower:] [:upper:]'

while read linha
do
   {
      echo "$linha" | $converte >> novo_maius.txt
   }
done < novo.txt

exit 0

#################################
# Segundo programa de conversao
#################################

#!/bin/bash
#
# Script que recebe minuscula e converte para maiuscula

while read linha
do
   {
      echo "$linha" | dd conv=ucase >> maiuscula_ou_morte.txt
   }
done < novo.txt

exit 0

Caso queira converter de UTF-8 para ISO-8859-1 utilizo alias em meu .bashrc

alias iso2utf='iconv -f iso-8859-1 -t utf-8'
alias utf2iso='iconv -f utf-8 -t iso-8859-1'

Os erros que eu estou tendo aplicando os scripts acima aparecem aqui. Para
algumas linhas tenho
ç com maiúscula e para outros não. O mesmo acontece para o à e ã que ora vem
maiúscula, ora minúscula
e também o mesmo com outros caracteres acentuados.

ADIPôMETRO COM MOLA DE PRESSãO CONSTANTE 10G/MM
ADIPôMETRO, FORMATO APALPADORES, C/MOLA DE PRESSãO CONSTANTE 10G/MM
AGITADOR DE KLEINE , HOMOGEINIZADOR DE CONCENTRADOS
AGITADOR DE KLINE 280X280MM, RESVESTIDA COM BORRACHA ANTI-DERRAPANTE,
ROTAÇÃO VA
AGITADOR DE KLINE MODELO NT-150

AUXILIAR DE PIPETAGEM, SEM FILTRO
BALANÇA PARA 2KG Nº 622101
BALANçA PEDIATRICA DE METAL, COR BRANCA
BALANçA PEDIáTRICA, DIGITAL, APLICAçãO NEONATAL, FRAçãO DE 5G, FREQUENCIA
60HZ
BANHO MARIA
BANHO MARIA BIOMATIC

Estarei grato em receber qualquer ajuda.

Atenciosamente,

--
Klaus Engelmann
CCNA - CSCO10971632