Re: [shell-script] SUID - Permissao Especial

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] SUID - Permissao Especial
Date: Wed, 5 Dec 2007 10:57:49 -0200

Olá Luciana,
por medida de segurança, o suid não pode ser implementado em nenhum arquivo
interpretado. Imagine se alguém mal intensionado, editasse um arquivo do
root com suid e colocasse somente uma linha: /bin/bash. Desta forma ele
teria todos os recursos que o Bash oferece ao root.

Algumas formas de sair desta:
1 - sudo;
2 - criar um usuário com o userid igual ao seu e colocar o script como shell
deste usuário (último cpo do /etc/passwd). Desta forma qdo o cara se logar,
o script imediatamente será executado e qdo o script terminar será dado
logoff;
3 - Fazer um script que leia a senha (sem ecoar na tela com read -s) e chame
o seu script passando a senha lida.
--
Abraços,
Julio