SUID - Permissao Especial

From: Luciana Cruz
Subject: SUID - Permissao Especial
Date: Tue, 4 Dec 2007 22:58:59 -0300 (ART)

Pessoal,

Estou com um problema relacionada a permissão, se
alguém puder me ajudar, agradeceria muito.

Fiz um script para validar se o banco oracle está
disponível, utilizando uma conexão sqlplus (sqlplus
usuario/senha@BANCO), porém desta forma tenho que
passar o usuário e a senha no scriptt e como o script
será executado por outro usuário, tive que dar
permissão de leitura e execução para o grupo e outros
(-rwx r-x r-x), mas desta forma os dados ficarão
visíveis.

Resolvi utilizar SUID. Então criei outro arquivo
(info.txt) com permissão –rw- --- --- conforme abaixo:

Usuario teste
Senha 123456

Alterei meu script que contém a conexão com o banco,
para ler o arquivo info.txt e recuperar o usuário e a
senha. Também alterei a permissão do meu script para
4700 (-rws --- ---)

Com isso o script poderia ser executado por qualquer
usuário, porém o dono do processo seria eu, que tenho
permissão de ler o arquivo info.txt, enquanto que os
demais usuários não conseguem ler o arquivo info.txt.

O script funciona somente quando eu executo com o meu
login, ou seja, a permissão especial (SUID) não
funcionou. Gostaria de saber se as permissões que
configurei em cada arquivo estão corretas ou se alguém
tem alguma dica sobre como resolver este problema.

Obrigada,

Luciana

armazenamento!
http://br.mail.yahoo.com/