Re: [shell-script] SUID - Permissao Especial

From: mop
Subject: Re: [shell-script] SUID - Permissao Especial
Date: Wed, 05 Dec 2007 02:33:39 -0200

Acho que esse lance do suid só funciona para executáveis binários.
Talvez você possa usar o sudo.

Eu acho que usaria inicialmente um compilador de script.
No site
http://www.datsi.fi.upm.es/~frosal/
o autor diponibiliza o pacote shc (script compiler).
Basta descompactar e terá o shc.

Coloque a chamada com senha no próprio script e daí você faz:
shc -f seuScript

Pronto, foi gerado um binário executável.
Dai você poderia pensar em suid, mas acho desnecessário.

Execute normalmente, mas usando o binário:
seuScript...

Para ficar mais tranquila pode tentar:
grep senha seuScript
para ver se há uma resposta positiva ou abrir em um editor de texto e dar
um find.

Tomara que venham outras sugestões, acho bem interessante essa questão
de poder executar sem de forma alguma poder ler conteúdos sensíveis.

Não tenho noção da reversibilidade disso ou do grau de segurança, mas
acredito que para o seu caso atenda plenamente.
Aliás o uso do shc poderia ser adicionalmente um "segredo" do dba.