Re: [shell-script] SUID - Permissao Especial

From: mop
Subject: Re: [shell-script] SUID - Permissao Especial
Date: Wed, 12 Dec 2007 19:55:54 -0200

Luciana,
acho que o Júlio já disse tudo, e com um simples make no dir do shc você
deverá saber se é possível obter um executavel do compilador para o seu
AIX de imediato.

Outros compiladores possíveis:
wzsh shell-lock shcomp ShellGuard
mas provavelmente encontrará dificuldades de algum tipo em todos.

===OFF=========
Pode também tentar fazer um executável binário
----- prog.c
#include <stdlib.h>
char *script = "comandos para o shell";
main(){ int ret = system(script);}
------
compilando em seu sistema
================

Neste executável binário o comando não estará criptografado, mas acho que
talvez consiga executá-lo em seu sistema com um arquivo com os atributos
---------x (ou x generalizado), já que não precisará ser lido por um
interpretador. Aliás parece-me, era sua filosofia inicial.

Caso venha a usar uma solução nessa linha, não esqueça de colocar sempre
o path completo para o programa final, ou alguém coloca:
PATH=~:$PATH
e faz um script com o nome do seu programa alvo com:
echo $*
e daí...
Aliás, se não houver efeitos negativos, começar com um PATH="" é um bom
começo.

Independente de tudo, acho que seria interessante você contribuir para a
lista reportando os problemas e, principalmente, a solução adotada, já que
vejo com freqüência a citação da plataforma aix nesta lista. A sua necessidade
é, essencialmente, a mesma de muitas outras e, quem sabe, a solução aplicável
em outras plataformas, linux ou não.

Sucesso!