Re: [shell-script] Permissões variadas

From: mop
Subject: Re: [shell-script] Permissões variadas
Date: Sat, 15 Dec 2007 22:56:12 -0200

Opa Julio,
a questão dos bits que me referi não é sobre seta-los no arquivo, mas sim
a sua efetividade quanto a direitos/segurança "imaginados" para esse arquivo.

Comentei sobre a lista 2 (maior) citada pelo Salhab, mas depois me ocorreu
que a lista 1 era menor, mas fazia sentido. Seria algo típico realizado
por ferramentas de fluxo de documentos, com níveis hierarquicos/sequenciais.

Um caso simples, imaginemos que há uma máquina com muitas dezenas de usuários
em um departamento, três dezenas de pessoas trabalham no projeto Z, sendo que
2 dezenas (grupo B) precisam consultar documentos para realizar o trabalho
delas e a outra dezena (grupo A) trabalha realmente na concepção do projeto,
precisando escrever nestes documentos. É um projeto sigiloso e o restante
das pessoas não pode ter acesso.

Como o Salhab disse:
grupo A: ler, escrever
grupo B: ler

Isso poderia ser feito usando o conceito de grupos, sem usar o sudo para um
user assumir a identidade de outro user?

Outra coisa Júlio,
você não tinha lançado um wiki para shell-script?
Estou quase certo que depois, isso já faz tempo, você disse na lista que o
wiki tinha sido encerrado.
Esse do link é o sucessor?
Sabe de outros?