Re: Como sinalizo que um parametor, lido pela entrada padrão, terminou?

From: andre.andrade1
Subject: Re: Como sinalizo que um parametor, lido pela entrada padrão, terminou?
Date: Tue, 18 Dec 2007 00:35:31 -0000

  Me desculpem, pessoal, eu fui pouco claro.
  A minha duvida, na realidade, refere-se a um comentário do livro do
julio neves(programação shell linux), 6 edição, pagina 24.
  Ele fala mais ou menos isso:
  A sintaxe do comando grep é: grep [-opçoes]  [texto a ser procurado]
 [caminho do texto o qual sera pesquisado]
e, está escrito mais ou menos isso: "se [caminho do texto o qual será
pesquisado] não for especificado, lê da entrada padrão".
Pelo que entendi, se eu der um "$grep -i palavra" e não especificar o
arquivo alvo do grep, o shell espera que eu coloque o caminho do
arquivo na stdin. Ao colocar o endereço do arquivo na stdin, como eu
sinalizo ao shell que eu já terminei de colocar o caminho para que o
grep  seja executado?