Como usar o column?

From: Davidson Rodrigues Paulo
Subject: Como usar o column?
Date: Tue, 5 Feb 2008 13:33:25 -0200

Salve,

Procurando como exibir uma lista em colunas, achei o comando column,
porém não consegui fazê-lo funcionar. Basicamente, tenho um arquivo
com 6 linhas:

linha1
linha2
linha3
linha4
linha5
linha6

Usando o column, eu quero obter o seguinte resultado:

linha1   linha2   linha3
linha4   linha5   linha6

Pelo que eu entendi pelo man column, eu deveria fazer assim:

$ column -c 3 arquivo

Onde o '-c 3' significa "formatar para 3 colunas". Porém, não
funcionou, e todas as combinações que tentei não funcionaram também, e
o comando column exibe o arquivo com apenas 1 coluna, como ele é
originalmente.

Está faltando alguma coisa?

Um abraço,

--