Re: [shell-script] Dúvida grep e váriavel

From: Christian Lyra
Subject: Re: [shell-script] Dúvida grep e váriavel
Date: Sun, 13 Jul 2008 21:13:12 -0300

> Comprei o livro "Shell script profissional " do Aurélio ( muito bom por
> sinal)
> e me deparei com a seguinte linha:
>
> echo $2 | grep -qs $1 && echo "$1 está contida em $2"
>
> que pesquisa dentro de uma palavra a existência de outra, exemplo  ana
> dentro
> de banana. Só que eu não consegui entender de o funcionamento dela, o echo
> mostra a váriavel 2 digamos "banana" e joga no sub-shell para que o grep
> pesquise  a váriavel 1 digamos "ana" dentro da palavra "banana", qual a
> mecânica da coisa a lógica?

É simples... o grep -qs faz um grep "silencioso", ou seja, ele
simplesmente tenta fazer o casamento. O && serve para que o comando
após o && seja executado caso o primeiro tenha sido executado com
sucesso. Ou seja, se o grep -qs encontra a string, então o código de
saída dele é 0, e o comando seguinte é executado, caso não encontre o
comando seguinte NAO é executado.

--
Christian Lyra
PoP-PR/RNP