Re: [shell-script] OFF TOPIC - wget/lynx/links/w3m com autenticação

From: Viktor Mota
Subject: Re: [shell-script] OFF TOPIC - wget/lynx/links/w3m com autenticação
Date: Thu, 17 Jul 2008 16:51:59 -0300

Olá Cristiano Ferrari,

Eu nao acho off-topic, pq tenho que implementar inumeras vezes isso em alguns
scripts...

Ai vai o meu pitaco (da uma googleada, vai pegar os exemplos):

lynx
-auth=id:pw (documentos que precisam de autenticacao)
-pauth=id:pw (proxy que precisam de autenticacao)
ex: lynx -auth=$DOMAIN:$PASSWORD -dump -accept_all_cookies $UR2

w3m
w3m -pauth login:senha

Bom, respondendo qto a emissao de parametros, vc tem que saber quais ele
precisa, mas basicamente eh o seguinte:
(dia 13/07/08 mandei um script para a lista, falando sobre o OpenDNS, veja o
codigo completo desse script la)

DOMAIN="meu dominio"
PASSWORD="minha senha"
URL="https://www.changeip.com/dynamic/dns/update.asp?u=$DOMAIN&p=$PASSWORD&cmd=update&set=1&offline=0";
UR2="https://updates.opendns.com/account/ddns.php?system=dyndns&hostname=DDNS_Network&wildcard=ON&myip=$IP_IS";

lynx -dump -accept_all_cookies $URL
lynx -auth=$DOMAIN:$PASSWORD -dump -accept_all_cookies $UR2

Esses exemplos sao bem flexiveis, pois existem sites que aceitam o envio da
autenticacao ja na URL como o do ChangeIP, outros nao como o do OpenDNS que vc
tem que informar na hora da conexao como o caso do OpenDNS.

Salve lista, boa tarde.

Alguém saberia me dizer se tem como o wget (ou links, lynx, w3m) fazer
o dump de uma página HTML que exige autenticação?

Na página há um formulário de login com um botão que gera um session
id para pesquisa o status de um processo.

Quero criar um shell script que periodicamente verifique o status para
ver se o processo andou, mas não consigo fazer o dump da página sem
autenticação.

O código do fonte do formulário está em: http://pastebin.com/m37fb15ea

Pergunta: tem como eu passar como parâmetro para os programas citados
para que ele os preecha e execute o submit?

Desculpe-me se talvez o assunto foge um pouco do escopo da lista. O
problema é com dump de conteúdo HTML mas está me atravancando a
elaboração de um script (como de fato o mesmo já atravancou a
elaboração de muitos outros).

Abraço...

Cristiano Ferrari

..