Re: [shell-script] saida de comando para um shell script

From: Eri Ramos Bastos
Subject: Re: [shell-script] saida de comando para um shell script
Date: Sun, 21 Sep 2008 14:05:04 -0300

Se você vai tratar linha-a-linha do seu tail -f pode começar seu script com
um "while read"

Exemplo:

~$ cat teste.sh
#!/bin/bash

while read linha
do
        echo "******** INICIO DA LINHA ********"
        echo "Fazendo alguma coisa com a linha"
        echo -n "Numero de caracteres na linha: "
        echo "$linha"|wc -c
        echo "******** FIM DA LINHA ********"
done

~$ tail -5 /var/log/dmesg
[   96.270880] ReiserFS: sda3: checking transaction log (sda3)
[   96.324554] ReiserFS: sda3: Using r5 hash to sort names
[   97.665334] ip_tables: (C) 2000-2006 Netfilter Core Team
[   99.012915] RPC: Registered udp transport module.
[   99.012920] RPC: Registered tcp transport module.

~$ tail -5 /var/log/dmesg|./teste.sh
******** INICIO DA LINHA ********
Fazendo alguma coisa com a linha
Numero de caracteres na linha: 63