Script para identificar cliente

From: Cristiano Ferrari
Subject: Script para identificar cliente
Date: Sun, 14 Dec 2008 16:32:45 -0000

Caríssimos, boa tarde.

Eu gostaria de incluir um script nos meus .bashrc que personalizasse o
ambiente de acordo com a origem do acesso.

Explico: quando eu conectar via console, localmente, o script
definiria algumas variáveis. Se eu conectar via SSH à partir de um
linux, o script definiria outras variáveis. Se fosse de um puTTY,
seriam outras.

Qual a utilidade disso? Um exemplo básico. Me habituei a usar em meu
prompt no formato usuario@host:caminho_completo_do_diretorio#

Isso pode dar um prompt bem grandão, mas nada demais para uma tela de
17" ou wide. Agora, vai acessar isso via Symbian, numa telinha de
2,8". Não dá.

Pensei em criar um script que me pergunte, a cada nova sessão, qual é
o tipo de conexão que estou usando. Meio pé no saco né?

Então pegunto? Eu consigo criar um shell script que identifique o tipo
da sessão e o cliente utilizado, algo tipo como se pode fazer em
conexões HTTP com os browsers? Se sim, qual é comando/aplicativo que
pode me responder qual o client da conexão?

Abraços

Cristiano