duvida redirecionamento da saida de erro

From: Rafael de Oliveira Costa
Subject: duvida redirecionamento da saida de erro
Date: Tue, 16 Dec 2008 15:42:02 -0200

Ola pessoal,

estou tentando fazer com que uma variavel receba a saida de erro de um
comando para que eu possa fazer verificacoes nessa variavel mais tarde. eu
resolvi esse problema como abaixo mas nao gostei da solucao pois cria um
arquivo e depois tenho que apagar o mesmo, no caso, TEMP

# mt -f /dev/st0 status 2> TEMP
# erro_fita=$(cat TEMP)
# rm TEMP

Alguem tem alguma ideia de como posso fazer isso ?

Alem disso, eu tentei fazer essa mesma tarefa atraves de "redirecionamentos"
pois vi uns exemplos no seguinte site
http://tldp.org/LDP/abs/html/io-redirection.html
porem nao funciona da maneira que eu esperava ou entao eu nao estou sabendo
utilizar. segue a minha tentativa

exec 6<&1
exec 1<&2

erro_fita=$(mt -f /dev/st0 status)

exec 2<&1
exec 1<&6
exec 6<&-

echo "erro_fita = $erro_fita"

--
Atenciosamente
Rafael de Oliveira Costa

"The first step to getting the things you want out of life is this : decide
what you want"
Ben Stein