Como saber quantas colunas tem a maior linha de um arquivo?

From: Breno Moiana
Subject: Como saber quantas colunas tem a maior linha de um arquivo?
Date: Mon, 22 Dec 2008 10:19:38 -0200

Bom dia, pessoal.

Surgiu uma dúvida aqui... Eu preciso saber qual é o tamanho da maior
linha de um arquivo (quantas colunas ela tem).

Tem algum one-liner simples e elegante para isso? Todas as buscas que
tentei para limitar o escopo do problema acabam dando resultados
demais.

Eu pensei em um while lendo o arquivo linha a linha, wc pra contar os
chars da linha, guardando o maior. Mas me parece muito rolo pra pouca
coisa, alguém sabe de um jeito mais "bonito" ? Alguma solução mais
elegante por aí?

Obrigado, abraço!

Moiana.