Re: [shell-script] Como saber quantas colunas tem a maior linha de um ar

From: Breno Moiana
Subject: Re: [shell-script] Como saber quantas colunas tem a maior linha de um arquivo?
Date: Mon, 22 Dec 2008 10:31:47 -0200

Valeu pela resposta imediata, Jimmy!

Aaah, eu nao tenho wc -L, pena...   (HP-UX)

O que estou usando é muito feio, mas funciona:

$ cat sample
12345678
123456789012345
12345678901234
12345678901234567890123
123
12345
1234567
1

$ cat sample | while read LINE; do echo "$LINE" | wc -c;done
9
16
15
24
4
6
8
2

$ cat sample | while read LINE; do echo "$LINE" | wc -c;done  | sort
-n | tail -n 1
24

(lembrando que o newline conta como caracter, entao para o que eu
quero, devo substituir 1 do numero)

Mesmo sem o wc -L deve dar pra ficar mais bonito. É só curiosidade
mesmo, funcionando está..

abraço!

Moiana.