Localizar a próxima linha, depois de uma string, em um arquivo texto

From: fernando_gottlieb
Subject: Localizar a próxima linha, depois de uma string, em um arquivo texto
Date: Wed, 28 Jan 2009 00:04:25 -0000

Estou tentando criar um script para acertar a hora em Linux sem usar o
protocolo ntp, que é bloqueado por algumas empresas.

Há um site do DSHO - Divisão Serviço da Hora - em
http://pcdsh01.on.br/HoraLegalBrasileira.asp onde é informada a hora
certa e pelo que sei tem como referência um relógio atômico.

Eu consigo obter os dados da página mas não sei como localizar a hora.
Com links -dump http://pcdsh01.on.br/HoraLegalBrasileira.asp eu
obtenho algo semelhante a:

Divisao Servic,o da Hora - DSHO

Hora Legal Brasileira

Versao em: [IMG]

| Hora Oficial de Brasilia em Horario de Verao |
|              27/1/2009 21:48:11              |

Eu sei procurar uma string específica ( grep ), sei pegar partes
específicas de um texto ( awk '{print $x}', sei substituir strings (
tr '|' '') ou mesmo cortar strings (cut), sei pegar a primeira ou
primeiras linhas ( head -x ) ou últimas linhas ( tail -n ), mas não
sei avançar uma ou N linhas.

Posso localizar a linha Hora Oficial de Brasilia com:

links -dump http://pcdsh01.on.br/HoraLegalBrasileira.asp | grep 'Hora
Oficial de Brasilia', mas, como faço para saltar para a próxima linha?
(ou retroceder uma linha?)

Grato pela atenção

Fernando A. Gottlieb