Re: [shell-script] Localizar a próxima linha, depois de uma string, em u

From: Alain M.
Subject: Re: [shell-script] Localizar a próxima linha, depois de uma string, em um arquivo texto
Date: Tue, 27 Jan 2009 22:32:01 -0200

Gostei da tua idéia, só uma primeira tentativa:

#!/bin/bash
wget http://pcdsh01.on.br/HoraLegalBrasileira.asp -O hora.html
grep -A 4 "Hora Oficial de Bras" hora.html | grep BGCOLOR=#FFFF00

responde:
<TD ALIGN="CENTER" BGCOLOR=#FFFF00><B>27/1/2009 22:30:49</B></TD>

Estou usando características peculiares, seria melhor passar a usar o sed com uma ER para achar a linha com a Data-hora, mas meu sed ainda é limitado...

Alain

fernando_gottlieb escreveu:
Estou tentando criar um script para acertar a hora em Linux sem usar o
protocolo ntp, que é bloqueado por algumas empresas.

Há um site do DSHO - Divisão Serviço da Hora - em
http://pcdsh01.on.br/HoraLegalBrasileira.asp onde é informada a hora
certa e pelo que sei tem como referência um relógio atômico.

Eu consigo obter os dados da página mas não sei como localizar a hora.
Com links -dump http://pcdsh01.on.br/HoraLegalBrasileira.asp eu
obtenho algo semelhante a:

Divisao Servic,o da Hora - DSHO

Hora Legal Brasileira

Versao em: [IMG]

| Hora Oficial de Brasilia em Horario de Verao |
|              27/1/2009 21:48:11              |

Eu sei procurar uma string específica ( grep ), sei pegar partes
específicas de um texto ( awk '{print $x}', sei substituir strings (
tr '|' '') ou mesmo cortar strings (cut), sei pegar a primeira ou
primeiras linhas ( head -x ) ou últimas linhas ( tail -n ), mas não
sei avançar uma ou N linhas.

Posso localizar a linha Hora Oficial de Brasilia com:

links -dump http://pcdsh01.on.br/HoraLegalBrasileira.asp | grep 'Hora
Oficial de Brasilia', mas, como faço para saltar para a próxima linha?
(ou retroceder uma linha?)

Grato pela atenção

Fernando A. Gottlieb

aviso.