Re: mknod

From: edmarssouza
Subject: Re: mknod
Date: Tue, 03 Feb 2009 04:04:48 -0000

E ai cara, blz?
É o seguinte o mknod é usado para criar devices para dispositivos,
mais pode tbm criar named pipe (para comunicação entre processos, que
envia algo de stdin para stdout) e o mkfifo até onde eu sei é usado
apenas para criar named pipe. Vamos para exemplos para esclarecer as
idéias:

# Aqui criamos um named pipe
mkfifo pipe     # Pode usar tbm "mknod pipe p" o p é de pipe

# Aqui estamos recebendo algo pelo named pipe, enviando para o gzip
que irá compacta e em seguida gravar com o nome compactado.gz
gzip -9 < pipe > compactado.gz

Agora vá para um outro shell (para você entender melhor o
funcionamento do named pipe) e digite:

# Aqui estamos enviando um arquivo para o named pipe
cat /etc/passwd > pipe

Agora volte ao seu primeiro shell e liste os arquivos no diretório.
Você verá que o arquivo que você mandou para o pipe (cat /etc/passwd
> pipe) está agora compactado. Isso aconteceu porque ele pegou o
arquivo /etc/passwd stdin e envio para stdout. É isso, qualquer erro
meu ou dúvida sua, poste que lhe respondo com prazer. Até mais, um
abraço.

Edmar de Souza Prado

--- Em address@hidden, Ivan lopes
<lopesivan.del@...> escreveu

> Obrigado amigao!
> valeu mesmo!
>
> ultima duvida!
> Qual a diferenca real entre mknod e mkfifo em shell ???
>
> abracos e obrigado novamente!
> []'s
> Ivan

40yahoogrupos.com.br>,