Re: mknod

From: edmarssouza
Subject: Re: mknod
Date: Sun, 01 Feb 2009 14:17:44 -0000

E ai cara, blz?
É o seguinte não não vou mostrar nada fascinante é somente um exemplo
para que você não tenha mais confusão. rsrs. Um script simples usando
o mknod é o seguinte:

#!/bin/sh

for num in $(seq 1 10); do
        for devices in "hda${num}"; do
            mknod /dev/${devices} b 3 $((++incremento))
        done
done

Vamos a explicação do simples script acima, é o seguinte: Primeiro
fizemos um loop que vai de 1 à 10. Depois fizemos outro loop que
contem o nome dos devices que será criado. Então para cada loop do
primeiro laço colocamos um número no segundo laço, ficando: no
primeiro loop hda1, no segundo hda2. Depois é criado o device com o
comando mknod: mknod devices tipo_dispositivo minor major. Em seguida
volta denovo ao começo do loop e isso é executado 10 vez. No
diretório /usr/share/linux/Documentation/devices.txt contem uma
documentação com todos os minor e major dos dispositivos usado no
linux, lá existe muito mesmo. Pelo menos no meu slackware esse é o
diretório não sei na sua distribuição. Qualquer dúvida posta ai que
lhe ajudo com todo prazer. Até mais.

Edmar de Souza Prado

--- Em address@hidden, Ivan lopes
<lopesivan.del@...> escreveu