Re: [shell-script] Formatar CPFs com ER no SED?

From: Marcelo Costa
Subject: Re: [shell-script] Formatar CPFs com ER no SED?
Date: Wed, 25 Feb 2009 20:47:53 -0300

Olá boa noite

2009/2/25 Leandro Santiago <address@hidden>

> Olá shelleiros de plantão.
>
> Gostaria de tirar uma dúvida: é possível fazer via sed substituições num
> texto para deixá-lo "formatado"?

Sim é possível

#head teste.txt
01234567890
09876543210
78653423902

cat teste.txt | sed 's/\(...\)\(...\)\(...\)/\1.\2.\3-/'
012.345.678-90
098.765.432-10
786.534.239-02

> Por exemplo, tenho um arquivo onde cada linha contém somente um CPF.
> Neste arquivo há também linhas vazias que devem ser mantidas na saída.
>
> Do tipo:
>
> 11111111111
> 1111111111
>
> 11111111111
>
> Onde algumas linhas tem ou não o primeiro caractere (o texto é retirado
> de uma planilha e por alguma razão o editor de planilhas remove o
> primeiro caractere quando este é zero :-)).

Isso é fácil de resolver, salve o arquivo como csv e informe na
planilha que o tipo de dado é texto. Salve numa planilha de teste sem
alterar a original.

Você pode utilizar um for para incluir os zeros a esquerda que
precisar entre outros artificios.

Atte,

[1] Acesse
http://books.google.com.br/books?id=snmJepzoNfgC&pg=PA403&lpg=PA403&dq=formatar+cpf+%2B+sed&source=bl&ots=PKTo6v1NUC&sig=KM6vPKgPZuzxXPxu0uXX6O-qPUA&hl=pt-BR&ei=59WlSfCTMYOftweAmenYBA&sa=X&oi=book_result&resnum=2&ct=result#PPA403,M1

--
Marcelo Costa
www.marcelocosta.net

Doctor Who.