Re: RES: [shell-script] Sobre o Mundo dos scripts Shell

From: MrBiTS
Subject: Re: RES: [shell-script] Sobre o Mundo dos scripts Shell
Date: Fri, 27 Feb 2009 07:27:17 -0300

> Obrigado pela dica, pois é perfeita. Já fiz um Curso de Shell em minha
> empresa, já comprei esses livros e os estou lendo na ordem proposta por
> você. Minha maior necessidade de conhecimento ou mesmo algumas informações,
> é com relação à mecânica de colocação de programas em produção através de
> Shellscripts. Exemplificando, talvez possamos simplificar a minha dúvida
> através de verbos no infinitivo, do tipo:
> Na verdade, Eri, tive muita facilidade para entender o Shell. Fiz um curso
> em minha empresa e me saí bem. Minha maior dificuldade, atualmente, tem a
> [...]

<MODERAÇÃO>
Por se trataem basicamente do mesmo e-mail, juntei algumas partes dos dois
últimos que você enviou. A moderação continuará a filtrar
suas mensagens e valer-se-á do direito de editá-las para evitar redundâncias.
Não entenda isso como censura.
</MODERAÇÃO>

O que eu posso te dizer é que é possível trabalhar dentro das suas necessidades
com Shell Script. Talvez até encontremos outras
soluções, mas o conceito é "Não perguntar se é possível fazer em shell script,
mas sim perguntar COMO fazer em shell script". O
problema aí é que você está genérico demais. Me parece que não sabe ou não pode
formular as perguntas de maneira correta. Se não
pode, melhor contratar um consultor e assinar um NDA com ele. Se não sabe,
melhor estudar.
Por exemplo, "transmitir pastas e arquivos" pode significar transmitir para
outra máquina ou para outro local na mesma máquina. Se
for na mesma máquina, um cp ou mv resolvem. Você cai no meu Zen Of Unix in 10
Years: "Conheça as suas ferramentas antes de usá-las.
Assim você evita usar uma serra elétrica para bater um bolo e ficar sem a mão".
Agora, se você fala de transmitir para outra
máquina, eu poderia sugerir meia dúzia de ferramentas e nenhuma delas poderia
servir. Eu não sei ( você não me contou ) qual a
topologia de rede, se você tem SSH rodando, se você usa NFS, iSCSI. Eu até
posso supor que é uma transmissão remota mas suposições
não vão nos levar a nada.
O exemplo das ferramentas vale para o tópico 2. Quer dividir arquivos. Por qual
critério ? Tamanho ? Alguma expressão regular ? Será
que você quer utilizar um compactador multi-volume ? Qual o formato dos
arquivos ? Texto ? Bancos de Dados ?
A passagem de parâmetros para o operador tem um milhão de significados.
Operador do que ? Da empilhadeira ? Do sistema ? Como é esse
sistema ? Que tipo de parâmetros ? Ou será que é um operador matemático ?
Lógico talvez ?
No item de discussão com desenvolvedor, você parece querer um cookbook. De novo
recomendo a contratação de um consultor. Você vai
desenvolver todo e qualquer sistema de sua empresa exclusivamente em shell
script ? Ou pretende usar shell script como ferramenta
para automatizar algumas tarefas ?
Servidor envolvido no escopo de um shell script me parece um trololó de
indexação binária. Novamente, pode significar qualquer
coisa. Servidor web ? Servidor de arquivos ? Via NFS ? iSCSI ? Servidor público
?
Ou será que, pelo começo da sua mensagem, você precisa criar um ambiente de
desenvolvimento com homologação/produção e não tem idéia
de como fazer a publicação dos sistemas nem controlar versão ? Novamente
entramos na necessidade de você conhecer suas ferramentas.
Qual seu conhecimento em Unix ? Você já leu os 8 primeiros capítulos do livro
do Júlio ? Ele destrincha vários comandos úteis do
Unix que você usará nos seus scripts.

Portanto, enquanto você não propuser perguntas mais específicas, cairemos em
e-mails longos que não vão produzir absolutamente nada.
 Não há uma só linha de código nesse meu e-mail, nem uma única solução. Há o
que você plantou: dúvidas.

De repente, a idéia do consultor não é ruim para você.

- --

Um abraço

.0. MrBiTs - address@hidden
..0 GnuPG  -