Como saber se o arquivo está sendo usado ?

From: Leonardo Bites
Subject: Como saber se o arquivo está sendo usado ?
Date: Mon, 30 Mar 2009 11:46:58 -0300

Estou fazendo um script que transforma arquivos txt em arquivos compactados,
mas estou tendo um problema de o script rodar sendo que a copia do arquivo
txt ainda não acabou, Queria saber se existe uma forma de checar se o
arquivo está em uso seu usar o ps aux?

segue o script

#!/bin/bash
# Autor: Leonardo Bites
# Script de compactação dos arquivos de sonda WideView
# Data: 04/03/2009
#
#Modificacoes
#
# Mover arquivos do diretorio /opt/wideview/sonda para novo diretorio

DIR_ORIGEM="/opt/wideview/sonda"
DIR_DESTINO="/sonda"

if [ -d "${DIR_ORIGEM}" ];then

    ls ${DIR_ORIGEM}/*.txt &>/dev/null

    if [ $? = 0 ]; then
        mv ${DIR_ORIGEM}/*.txt ${DIR_DESTINO}/
    fi
fi

#Compactar arquivos

cd ${DIR_DESTINO}
ARQ=$(ls ${DIR_DESTINO}/*.txt)

if [ ! -z "${ARQ}" ]; then

    echo ${ARQ//sonda} |tr -d "/" |tr " " "\n" >arquivos

    cat ${DIR_DESTINO}/arquivos|while read d; do tar -cvzf
${DIR_DESTINO}/${d%.txt}.tar.gz  $d; done

    if [ $? = 0 ]; then
        rm -rf ${DIR_DESTINO}/*.txt
        rm -rf ${DIR_DESTINO}/arquivos
    fi
fi

sleep 10

/usr/bin/CompactaSonda.sh&

Leonardo Bites

Linux Registered user #449087

"Open Source for Open Minds"

"Pensamentos tornam-se ações,

ações tornam-se hábitos,

hábitos tornam-se caráter,

e nosso caráter torna-se nosso destino".