Re: Pegar saida de comando smtp

From: Cristiano Ferrari
Subject: Re: Pegar saida de comando smtp
Date: Thu, 23 Apr 2009 19:09:57 -0000

--- Em address@hidden, Amador Pahim <amador.pahim@...> escreveu

> Resolve, em parte. Funciona bem, mas não quando uso "Here Document (<<)" para
> passar os comandos pro SMTP no telnet.
>
> ############
> #!/bin/bash
> telnet smtp.dominio.com 25 << FIM
> ehlo localhost
> mail from: usuario@...
> rcpt to: usuario2@...
> data
> subject: teste
> teste
> .
> quit
> FIM
> [...]

Então... basta você aplicar as dicas ao script e não a cada comando
individualmente.

Também tenho um script que envia e-mail via SMTP usando o telnet (envia
inclusive anexos) mas não uso o here documento e sim o sleep.

De todo modo, o retorno de cada comando dentro do script será exibido na
stdout. Basta redirecioná-la a um arquivo, usando o operador ">", como sugeriu
o Flávio Jr. ou usar o tee, como sugeri inicialmente.

Por se tratar da saída de um script, não vejo porque usar o tee e ter que
carregar mais um processo. IMHO, a primeira do Flávio é mais eficiente e
"elegante" que a minha.

Olha só como funciona aqui:

root@mga0-fwall-dsl:~> ./smtp-mail_anexo.sh address@hidden "teste" "teste"
./tzdata2008g.tar.gz > resultado.txt
Connection closed by foreign host.

root@mga0-fwall-dsl:~> cat resultado.txt
Trying 200.234.205.152...
Connected to smtp.dominio.com.br.
Escape character is '^]'.
220 hm941.dominio.com.br ESMTP
235 ok, go ahead (#2.0.0)
250 hm941.dominio.com.br
250 ok
250 ok
354 go ahead
250 ok 1240513344 qp 2250
221 hm941.dominio.com.br

root@mga0-fwall-dsl:~>

Se quiser ver como montei o script, dê uma olhada aqui

http://pastebin.com/f76b9f22f

e aqui

http://pastebin.com/f70383537

Espero que seja útil.